Consiste em analisar e (re)estruturar a organização interna da empresa, para que cada funcionário e seus gestores saibam exatamente suas funções, buscando reduzir a sobrecarga por acúmulo de tarefas, e um possível Burnout.
Além de reduzir o retrabalho por falta de capacitação e conhecimento, e podendo ter cobranças mais exatas, justas e particulares, e ter expectativas de qualidade de entregas alinhadas.
O mapeamento de cargos é destinado a todas as organizações, independente do tamanho, setor ou tipo de empresa. Essa prática tem como objetivo definir e analisar de forma detalhada as responsabilidades, tarefas e competências necessárias para cada posição dentro da empresa, permitindo um melhor alinhamento entre os talentos dos colaboradores e as necessidades estratégicas da organização. O processo de mapeamento de cargos proporciona maior clareza na estrutura organizacional, facilita a tomada de decisões relacionadas a contratações, promoções e desenvolvimento profissional, além de contribuir para o crescimento e sucesso sustentável da empresa.
Depende da quantidade de itens que o cliente deseja analisar, mas em média dura 30-40 dias úteis.
Contamos com uma equipe de consultores competentes e especializados, diariamente auxiliados por professores doutores e mestres no assunto. Oferecemos uma análise profunda da atual situação dos servidores da organização, de modo a alinhar os talentos com os objetivos organizacionais até o aumento da produtividade e eficácia do trabalho. A organização estará melhor preparada para enfrentar o futuro ao entender claramente as competências individuais necessárias para cada cargo e ao investir no desenvolvimento de seus colaboradores para que alcancem todo o seu potencial. Isso tudo por um baixo preço de mercado.
O cliente não possuía todos os seus cargos mapeados, assim os seus funcionários não sabiam totalmente as suas tarefas na empresa, o que gerava desânimo da equipe. Além de problemas para contratar pessoas novas e bonificar as já presentes.
Todos os funcionários, seus gestores e o setor de recursos humanos foram entrevistados de acordo com um modelo criado pelos nossos consultores, nessa entrevista foi perguntado aos funcionários quais atividades ele realmente fazia e quais eram os materiais necessários para desempenhar aquela função.
Aos gestores, foi perguntado o que eles achavam que cada trabalhador fazia. E ao RH, o que eles esperavam que os funcionários fizessem.
Com os dados das entrevistas, foi feito um mapeamento com o intuito de chegar a um par ideal entre as expectativas dos gestores e do RH com a realidade dos funcionários que desempenhavam as tarefas, gerando mais entendimento de ambas as partes.
O projeto ainda está em andamento, porém com o mapeamento de cargos os funcionários conseguem ver mais sentido em seu trabalho, pois entendem quais são as suas funções dentro da empresa. E os gestores junto com o setor de recursos humanos possuem uma visão exata de como as tarefas são executadas dentro da empresa, assim conseguem bonificar melhor os seus empregados e encontrar as pessoas certas para os cargos.