Grandes empreendedores que se sobressaíram

Grandes empreendedores que se sobressaíram

Vamos entender as histórias de grandes empreendedores que deram a volta por cima. Hoje eles nos ensinam a acreditar mais no nosso próprio negócio e a persistir em nossos sonhos.

Steve Jobs

Steve Jobs antes de nascer foi colocado para adoção por sua mãe biológica, uma jovem estudante solteira. Ela queria que seu filho pudesse estudar numa faculdade. Por isso, seus pais adotivos apostaram todas as suas economias na universidade em que Steve entrou aos 17 anos.

Seis meses depois, Jobs não via mais valor em estar ali. Ele não tinha ideia do que queria na vida e largou a faculdade. Mesmo assim, deu duro, seguiu seu sonho e aos 20 anos criou a Apple em sua garagem. Depois de 10 anos, a Apple virou uma companhia de 2 bilhões de dólares com mais de 4000 empregados. Logo após isso, roubaram sua maior criação, o Macintosh e então Jobs foi demitido de sua própria empresa.

Aos 30, perdeu tudo que até ali tinha sido o foco de sua vida. Mas não deixou que esse obstáculo o paralisasse, persistiu no seu propósito e foi então que decidiu começar de novo. Durante os 5 anos seguintes, criou duas companhias, a NeXT e a Pixar. Nesta criou o primeiro longa-metragem animado por computador do mundo, Toy Story, e hoje é o estúdio de animação mais bem sucedido do mundo. Por isso Steve Jobs é um dos grandes empreendedores que conhecemos.

Walt Disney

Walt Disney cresceu em uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos. Seu pai sempre o reprimiu intensamente por ter escolhido a carreira de desenho. Entretanto, ele não se deixou impedir por estas opiniões. Com 16 anos, começou a idealizar seu sonho de trabalhar com animação, mas a sua trajetória empreendedora foi longe de ser fácil.

No começo da sua carreira trabalhava em um estúdio com condições precárias, tinha dificuldades em precificar produtos, pouca habilidade em negociar e gerir. Além disso, teve um dos seus personagens roubados, sua primeira empresa foi a falência e chegou a ser demitido de um jornal por não o acharem criativo. No começo, o famoso “Mickey Mouse” foi desacreditado de sucesso por supostamente causar repulsa às pessoas. No entanto, todos esses obstáculos e erros o fizeram crescer.

Walt Disney mostrou que existe uma normalidade em primeiras tentativas empreendedoras serem falhas, mas que isso não significa que não vai dar certo. A persistência e o constante aprendizado são as chaves do sucesso de Walt e o transformaram em um dos grandes empreendedores do mundo. Por isso, devem focar nessas chaves para garantir seu sucesso.

Toda a adversidade que eu tive na minha vida, todos os problemas e obstáculos, me deixaram mais forte… Você pode não perceber quando isso acontece, mas um chute no dente pode ser a melhor coisa no mundo para você.” – Walt Disney.

JK Rowling

JK Rowling também teve uma trajetória de vida muito difícil. Ela sempre foi apaixonada por escrever, e com o passar dos anos isso só foi reforçado. Entretanto, passou por situações familiares que a abalaram profundamente, o que a levou a ser diagnosticada com depressão. Mesmo sem muitas forças, Joanne conseguiu acabar o manuscrito do seu primeiro livro da saga Harry Potter.

E foi nesse momento que decidiu enviar alguns capítulos para as editoras. A partir disso a autora relata os muitos “nãos” que recebeu. Até que finalmente, depois de várias tentativas, a filha de um agente literário leu os três capítulos enviados por Joanne e o que estimulou o interesse de seu pai pelo restante da história.

Nem mesmo esses editores acreditavam que aquele livro seria um sucesso e ainda diziam que seria impossível dela conseguir dinheiro com essa saga. Em 1997, seu primeiro livro foi publicado e esse mesmo livro, antes desacreditado por muitos, vendeu mais 100 milhões de cópias ao redor do mundo.

Hoje, JK Rowling é dona de uma enorme fortuna, com todos os seus livros sendo reconhecidos mundialmente. Mas o mais importante, ela é dona de uma inspiradora história de persistência e resiliência mesmo depois de tanta desesperança.

“Saber que você ressurgiu mais sábio e mais forte de adversidades significa que você garantiu, para sempre, sua habilidade de sobreviver”- JK Rowling

O que aprendemos com essas histórias?

Essas histórias de superação e de muita resiliência inspiram nosso dia a dia ao empreender. E mostram que conseguir separar um evento ruim de sua personalidade e muito importante. Pois, ajudam a entender que assim como Walt Disney não era fracassado, você também não é, apenas teve problemas no caminho e precisa se refinar.

Enfim, pelo fato de empreendimentos não serem uma ciência exata, é necessário que tenha confiança e ambição no que está fazendo.

Se você quer ser como um desses grandes empreendedores, nós da Límina podemos ajudar a tornar o seu sonho em realidade. Entre em contato e faça seu diagnóstico gratuito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *