Nesse artigo daremos 3 exemplos de custos invisíveis para que você consiga identificá-los na sua empresa. E com isso, melhorar suas finanças.
Entre os últimos artigos do blog, nós explicamos o que eram custos invisíveis. Então, se você ainda não leu, clique aqui e entenda mais sobre.
1. Funcionários desinteressados
Quando um funcionário trabalha com prazer e motivação, sua produtividade é muito maior que um colaborador que trabalha desinteressado e desmotivado. A hora de trabalho de um profissional quando não bem aproveitada gera um custo a mais. Dessa forma, o empresário poderia ser economizado com um funcionário que é produtivo e rende mais pela hora paga.
Portanto, fazer com que os funcionários estejam satisfeitos e confortáveis no ambiente de trabalho ajuda muito nesse quesito, e é essencial.
2. Muita burocracia
Quando muito tempo precisa ser empregado na resolução de um problema, a produtividade também diminui. O tempo que pode ser gasto com o trabalho em si é desperdiçado resolvendo uma questão que possui muitas etapas burocráticas para serem solucionadas.
Otimizar os processos é uma ótima dica para aumentar a produtividade do seu funcionário. Evitar muita espera por autorizações, processos demorados, liberação de documentos, são algumas soluções cabíveis.
3. Não padronizar os processos
Quando os processos não são padronizados, cada funcionário faz a mesma coisa com métodos diferentes. Enquanto alguns podem ser eficientes, outros nem tanto. Sendo assim, o empreendedor corre o risco de estar novamente perdendo a produtividade dos seus colaboradores, com a realização de processos de forma mais lenta ou não tão eficaz.
Padronizar os processos faz com que isso não ocorra. Com todos utilizando o mesmo método eficiente, todos serão produtivos e o tempo será otimizado. Portanto, isso aumenta a produtividade e evita desperdícios.
Ademais, ficou notável que os custos invisíveis são de difícil identificação, porém é possível que eles sejam encontrados. A produtividade de um funcionário é essencial para uma empresa, como muitos dizem, no mercado “tempo é dinheiro”. Então, quando ele é bem aproveitado, os custos são otimizados e o trabalho é feito com menos recursos, economizando as finanças da empresa.
Assim, esperamos que você tenha conseguido compreender através desses 3 exemplos de custos invisíveis, como você pode identificá-los em sua empresa.
Nós possuímos serviços muito eficientes para te ajudar nessa etapa, entre em contato com um de nossos consultores gratuitamente e conheça um pouco mais sobre as nossas consultorias! 3
Além disso, lembre-se de seguir a Límina Consultoria no LinkedIn e também no Instagram. Saiba que estamos sempre aqui para te ajudar a Elevar seu Nível.