Custos invisíveis: O que são?

Custos invisíveis: O que são?

Os custos invisíveis costumam não aparecer nos orçamentos e em análises. Isso pode fazer com que eles sejam incontroláveis. Ou seja, faz com que eles tragam prejuízos para uma empresa.

Eles são os custos indiretos. Desse modo, podemos dizer que são aqueles que envolvem processos, gastos de materiais, e surgem através de alguma discrepância dentro do seu negócio.

Impacto dentro da empresa

Eles prejudicam o lucro do negócio e se escondem onde o empreendedor menos imagina.

Como esses custos na maioria das vezes não ficam claros dentro da empresa, por serem “invisíveis” e prejudicam seu orçamento.

O capital que poderia servir para um investimento no crescimento e melhoria da empresa é usado sem o empresário identificar aonde. Além disso, quando a empresa está em crise, esse é um capital que poderia estar sendo economizado. Dessa forma, uma das coisas que normalmente acontecem, é a empresa cortar gastos necessários em outros lugares.

É um prejuízo também no planejamento da empresa

Como os gastos acontecem fora do controle, não podem ser planejados. Por isso, quando um planejamento financeiro é feito pode acabar não saindo como o esperado, prejudicando o desempenho da empresa.

É muito importante encontrar esses gastos dentro da sua análise, mesmo que seja difícil. Em alguns casos os custos invisíveis são facilmente identificáveis. Sendo assim, nesse post damos alguns exemplos sobre esses gastos para facilitar a descoberta deles na sua empresa, podendo ajudar no desempenho financeiro dela.

Por isso, não hesite em contatar um de nossos consultores gratuitamente! E lembre-se de seguir a Límina Consultoria no LinkedIn e também no Instagram. Saiba que estamos sempre aqui para te ajudar a Elevar seu nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *