5 dicas para manter o fluxo de caixa sempre positivo

5 dicas para manter o fluxo de caixa sempre positivo

O fluxo de caixa é o demonstrativo de todo recurso financeiro que entra e sai da empresa, ou seja, tudo que você recebe e tudo que você paga no seu negócio. Para que ele funcione bem é importante que tudo seja anotado, para que nenhum gasto ou recebimento saia do controle.

Com ele você consegue obter uma visão geral do seu negócio. Além disso, pode fazer planejamentos para o futuro e saber se a empresa está indo bem ou se precisa cortar gastos. Um fluxo de caixa positivo é muito importante para o andamento do seu empreendimento. Isso significa que ele está indo bem e que o seu negócio está prosperando.

Por esse motivo, neste post nós trouxemos 5 dicas para ajudar o seu fluxo de caixa a estar sempre no positivo.

1. Estude e veja como está o seu fluxo de caixa atualmente

É importante antes de qualquer coisa, saber como o seu fluxo de caixa está no momento. Para isso, sempre faça um levantamento de todos os gastos que você tem e terá no próximo período, incluindo as dívidas e empréstimos, olhe o seu saldo bancário atual e a previsão de lançamentos futuros. Esse conhecimento é importante para que você consiga ter um bom fluxo de caixa sem deixar passar nenhuma informação importante.

2. Sempre anote os gastos fixos

Os gastos fixos são os que estão sempre ali, como aluguel, conta de luz, salários de funcionários etc. É importante que não se esqueça de anotá-los. Assim se você precisar de um prazo maior para pagar alguma conta você conseguirá negociar com antecedência, por exemplo.

3. Confira a precificação dos seus produtos

Com o fluxo de caixa, você terá um panorama dos seus gastos e dos seus recebimentos. Com isso, você saberá se está lucrando ou não. E, ainda, se o preço dos seus produtos ou serviços estão compatíveis com o que você gasta para produzi-los.

Dessa forma, você conseguirá comparar os seus preços com os da concorrência, para saber se está compatível e acessível para os seus clientes. Não se esqueça que o preço cobrado pelos seus produtos ou serviços precisa ser o suficiente para cobrir todos os seus gastos fixos e variáveis, custos envolvidos com a operação e, ainda, garantir o lucro do negócio.

Além disso, precisa ser compatível com o da concorrência. Para isso, você precisa encontrar os fornecedores certos e com os melhores preços. Isso influenciará diretamente nas suas vendas, ou seja, sempre faça uma boa pesquisa.

4. Faça uma projeção do seu fluxo de caixa

É importante que você tenha uma visão futura do seu negócio. Com isso, você conseguirá saber o quanto pode investir e o quanto precisa ter de reservas. Desse modo, é importante que você projete o seu fluxo de caixa para todo o ano. E mesmo que aconteçam imprevistos, você terá uma noção do que esperar para os futuros meses.

Monte um fluxo de caixa para os próximos 12 meses. Coloque as contas fixas, os parcelamentos de dívidas que você terá que pagar, uma média do que você receberá e uma projeção de metas para os meses do ano. Com isso, você conseguirá ter uma imagem de como será o ano da sua empresa, positivo ou negativo. Tendo assim, conhecimento para fazer planejamentos e desenvolver estratégias para começar e terminar o ano bem.

5. Estude e mantenha-se atualizado

Mantenha-se sempre atualizado estudando gestão empresarial. Seja com cursos, artigos, praticando, sempre estude. Isso fará com que você entenda do assunto e se desenvolva cada vez mais, fazendo o seu negócio crescer.

Por fim, sempre faça um estudo da sua concorrência e pesquise o mercado. Veja as novas estratégias disponíveis, mantendo-se assim, bem informado e com conhecimento para fazer as melhores escolhas para a sua empresa.

Ficou com alguma dúvida ou não sabe fazer uma boa planilha de fluxo de caixa? Não se preocupe, entre em contato conosco que um dos nossos consultores poderá te auxiliar. Lembre-se de também seguir a Límina Consultoria no LinkedIn e Instagram. Estamos sempre aqui para te ajudar a Elevar seu Nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *