O Neuromarketing é a união de duas palavras: neurologia e marketing. Esse conceito, criado pelo cientista Ale Smidts, tem como objetivo entender qual a influência neurológica que algumas ações de marketing têm no comportamento do consumidor. E, assim, possibilitar o entendimento e a criação de campanhas mais efetivas.
A partir disso, é possível traçar técnicas e métodos favoráveis para as atividades da sua empresa. O que leva o consumidor a decidir comprar um produto ou contratar algum tipo de serviço? O preço, a qualidade, a promoção, o status?
Assim, vamos buscar entender um pouco de como o marketing afeta o nosso pensamento e o nosso subconsciente. E, para isso, é importante ressaltar que a nossa sociedade tem uma dinâmica social que afeta a todos nós e é muito marcada pelo consumo. Somos sempre bombardeados por anúncios e propagandas. Eles estão nos intervalos da televisão, no metrô, nas redes sociais…. Muitas vezes, no entanto, não temos consciência das influências da publicidade no nosso interior.
Uma das máximas do marketing é que as pessoas têm a tendência de comprar sem pensar muito no que estão fazendo. Dessa forma, muitos dos produtos que compramos são, na verdade, frutos de um ato impulsivo. Dito de outro modo: poucas vezes realmente fazemos uma escolha consciente sobre como estamos gastando o nosso dinheiro. Normalmente, as propagandas ligam o produto/serviço à exclusividade e/ou o bem-estar que aquilo vai proporcionar. Com isso, muitos fatores no ato da compra não são de completa escolha nossa. Somos induzidos.
Quais são os benefícios do Neuromarketing?
- Melhora a tomada de decisão
A aplicação do neuromarketing pode fortalecer os resultados de seu negócio. O motivo é bem simples: ao entender o quê, de fato, influencia o consumidor a definir uma compra, você têm a possibilidade de realizar ações que explorem isso.
- Permite o desenvolvimento de produtos mais direcionados ao público
Imagine, por exemplo, o processo de elaboração de um novo produto. Não basta criar um item inovador se ele não exerce certo apelo sobre a sua persona. Assim, é preciso entender o que ela espera do produto. Ou melhor, qual o tipo de produto que pode fazer com que o seu subconsciente o influencie a realizar a compra.
- Proporciona a criação de campanhas publicitárias mais efetivas
Mesmo que você considere que conhece profundamente as motivações de sua persona, é importante considerar o formato utilizado. Em alguns casos, por mais que isso não seja claro, o consumidor se sente mais atraído por um tipo de campanha específico.
- Melhora a experiência do consumidor
Se você notar, por exemplo, que um vídeo descontraído sobre o seu produto gera mais reações positivas do que um tutorial detalhado, já sabe qual abordagem deve utilizar. Tudo isso indica um fator ainda mais importante: a otimização da experiência do consumidor. Como sabemos, vivemos na era do consumidor 4.0. Assim, com o uso do neuromarketing, é mais fácil de entender como criar uma experiência positiva. Essa ação retém clientes e gera novas oportunidades de negócio.
Como aplicá-lo?
Cada negócio possui um público alvo diferente. Desse modo, é difícil ditar regras exatas. Mas, aqui vão algumas sugestões.
Primeiro é importante entender o seu público. Colete dados das redes sociais da sua empresa, faça formulários e pesquisas para chegar em um público alvo ou na persona do seu negócio. Tendo como objetivo principal entender porque ela compra com você.
Depois, é o momento de analisar as informações para entender o que ele prioriza. Aí começa a parte mais difícil ou fácil que é criar ou mudar produtos/serviços, processos, preço, pessoas e promoção. Naturalmente, o dono do negócio é quem mais conhece o seu público. Então, estudando mais sobre o comportamento dele e sobre o mercado em que ele está, é provável que surjam novas ideias ou você possa copiar ideias inovadoras.
Assim, além de abrir caminho para criação de novos processos, é provável que, com a pesquisa, você veja feedbacks de coisas a serem ajustadas na estrutura de venda ao cliente. Ou seja, alguma necessidade não atendida ou mal atendida. Talvez, uma mudança pequena tenha impacto na motivação do cliente para comprar da sua empresa.
É importante também fazer pesquisas após alguma mudança, buscando entender se houve o resultado esperado.
Conseguiu entender como se aplica o Neuromarketing e quais são as suas vantagens? Se surgiu alguma dúvida, entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui.