Você já pensou em algo para o seu negócio e no fim não foi bem o que imaginou? Ou então teve alguma expectativa quebrada, fazendo com que voltasse para a realidade?
A ânsia por presenciar um grande acontecimento pode ser um fator ruim, pois, em alguns casos, a realidade é totalmente contrária ao que esperamos.
No mundo empreendedor, a maior parte dos negócios começa com a ausência dos conhecimentos básicos para se ter uma empresa sólida. Isso se dá porque a maioria dos microempreendedores brasileiros acreditam que para se ter lucro e sucesso, apenas desenvolver o produto basta.
Caindo de volta na realidade
O Sebrae Nacional realizou um estudo, mostrando que os MEIs (microempreendedores individuais) têm a menor taxa de sucesso em comparação aos demais pequenos negócios. Além disso, na pesquisa chamada: “Sobrevivência de Empresas”, mostrou que três a cada dez MEIs fecham antes de realizar cinco anos de atividade.
Nesse sentido, a grande proporção das pessoas que iniciam um empreendimento não conseguem crescer de maneira ideal, pois não possuem todas as experiências mínimas para gerir um negócio. Sendo assim, percebe-se que os maiores motivos para a falência é, dentre muitas, a falta de um bom planejamento.
E como reverter esta situação?
1. Mapeie as áreas que sua empresa necessita para se organizar.
Procure saber as melhores ferramentas para o pleno funcionamento de seu negócio. Identifique as áreas que necessitam de mais investimento e as que precisam de mais organização. Isso pode ser um diferencial em relação aos demais do mercado.
2. Defina seu critério de sucesso.
O sucesso é um conceito bem relativo para cada pessoa. Primeiro, é preciso focar em fortalecer sua marca ou empresa e assim, criar uma base sólida no mercado. Isso evita possíveis frustrações decorrentes de ações não planejadas.
Há uma tendência das empresas crescerem com mais qualidade conforme se organizam. Siga o que foi planejado sem atropelar o passo-a-passo desenvolvido. Tenha paciência!
3. Trace um planejamento.
Implemente decisões mais assertivas e estudadas. Preveja seus próximos passos, a fim de lidar com imprevistos e minimizar riscos para o seu negócio. Ademais, delimite metas e objetivos a serem atingidos a longo prazo, assim como a precificação e os custos de produção.
Aprendeu como reverter está situação ao criar um novo negócio? Se houver dúvidas sobre o texto, entre em contato com um de nossos consultores!