Começar um negócio sem saber o custo real dos produtos e serviços é um risco de se tornar mais uma empresa malsucedida. Além de um bom entendimento das contas da empresa, outro ponto fundamental é calcular o preço de venda do produto.
É fundamental conhecer os custos para saber:
- Se o valor de venda do produto ou serviço é competitivo e, se o custo é alto, consequentemente o valor de venda irá ficar muito acima da média de mercado, podendo inviabilizar o lançamento ou venda do produto.
É fundamental conhecer sobre seus gastos fixos. São aqueles que se repetem todos os meses como aluguel, conta de telefone, luz, manutenção, despesas administrativas e folha de pagamento. Esses são custos presentes em todos os meses, independentemente de qualquer fator, é necessário contar com eles e incluí-los na sua venda. Assim, caso a empresa não venda o esperado, essas despesas estarão presentes da mesma forma e embora não estejam diretamente relacionados ao produto ou serviço, podem fazer parte do percentual do preço.
Ao mesmo tempo, é necessário calcular também os custos variáveis, ou seja, aqueles que variam de acordo com vendas e fatores externos. Entre os mais comuns, estão as comissões para os vendedores e os impostos sobre as vendas, além da matéria prima e taxas do cartão de crédito, por exemplo. Todos esses fatores não são controláveis, não têm relação direta com o produto ou serviço.
Por que saber como calcular o custo de um produto ou serviço?
Saber como calcular e entender o valor do seu produto vai além de garantir o seu lucro, bom funcionamento e gestão. Além de estar relacionado a esses fatores, é possível também analisar como o seu produto está para o mercado, o relacionando com outros produtos/serviços, entender sua concorrência e seus clientes em potencial. Dessa forma, o serviço é calculado de forma que seja reconhecido e gere valor.
Assim, precificar um serviço corretamente está associado a como esse produto está frente a outros negócios. Isso é, há uma vantagem competitiva para que consiga uma posição superior com seus concorrentes. Além do valor agregado é possível estipular promoções, descontos e outros fatores que ajudam a criar um relacionamento e proximidade frente aos consumidores.
Logo, saber como calcular o preço de venda de um produto é um processo fundamental para a existência de qualquer empresa.
O que é preciso para calcular o preço de venda?
Antes de tudo, é essencial conhecer bem cada elemento para evitar erros na hora de calcular o preço de venda. Considere:
- custo de produção;
- volume de compra;
- ofertas similares da concorrência;
- análise de produtos e serviços.
Este valor deve ser suficiente para cobrir todos os custos, além de ser competitivo no mercado. Sendo assim, para fazer o cálculo, você deve levar em conta os custos fixos, variáveis e a margem de lucro.
Ademais, a margem de lucro é usada para definir a porcentagem de ganho de cada venda. Sendo assim, ela é feita a partir da qualidade da venda e leva em conta os custos para produzir o produto/serviço e ainda gerar lucro.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com um de nossos consultores!