Como começar a minha presença online?

Como começar a minha presença online?

O posicionamento de uma empresa no mercado é algo muito importante para seu crescimento. No mundo da transformação digital, da indústria 4.0 é essencial que as companhias busquem ter uma boa presença online.

Este é um conceito que pode ser simples, mas que gera algumas dúvidas, então vamos lá. A presença online consiste em saber onde o seu público-alvo está (virtualmente). Ou seja, busca descobrir em quais redes sociais e em quais plataformas seus possíveis consumidores visitam com mais frequência.

Fazendo uma analogia ao mundo físico, consiste em descobrir “onde abrir minha loja” ou “em qual horário funcionar”. Já que, de nada adianta abrir em um local isolado, ou estar fechado quando seus potenciais clientes passam por ali.

Pensando nestas dúvidas, aqui vão 4 dicas para ter uma presença online eficiente desde o seu início.

1. Buscar entender o seu público.

Ao entender qual é o público-alvo da sua empresa será possível saber quais as melhores estratégias a serem adotadas para que você consiga atingi-lo da maneira mais efetiva possível.

Para isso é necessário que sejam vistos certos parâmetros sobre o assunto. Devem ser levados em conta dados sobre o público em si, como idade, faixa de renda, preferências políticas, bem como dados específicos para cada ramo de negócios. Por exemplo, se tratando de um restaurante é interessante analisar o paladar do público ou a preferência de ambiente para este tipo de estabelecimento.

2. Defina seus objetivos e como mensurá-los (KPI`s).

Tudo que se faz tratando de marketing necessita de objetivos claros e indicadores reais para saber se o que almeja está sendo alcançado.

Crie objetivos a serem atingidos a curto, médio e longo prazo. Com eles é possível atrelar os KPI`s (indicadores chave de desempenho, como taxa de cliques, ou de engajamento em um post). Dessa forma você pode avaliar o andamento das suas metas a cada determinado período de tempo.

Vale ressaltar que fazer este acompanhamento de maneira rígida com relação a frequência é fundamental para o entendimento dos seus resultados e para que se façam possíveis adaptações na sua estratégia. Isso ocorre pelo fato tanto do marketing, como a internet serem meios muito dinâmicos, ou seja, de mudanças rápidas.

3. Esteja presente nas redes sociais.

É possível que você pense em compartilhar coisas do seu negócio em suas contas pessoais para promovê-lo. Porém talvez esta é uma atitude ruim para você. Assim como misturar o pessoal e o profissional em relação as finanças, não é bom misturar sua rede social pessoal com a da empresa!

Sabendo disso, você deve ter perfis nas redes sociais onde seu público de fato está. Com os locais definidos busque montar perfis mais atrativos para seu público, e tenha um cronograma de postagens e interações, pois como já comentamos acima, de nada adianta “ter uma loja em um local movimentado durante o dia e só abrir a noite”.

Um ponto também muito importante além deste, é manter contato e interagir com seu público com certa frequência nas mídias sociais que você participa. Esse conjunto que irá caracterizar sua presença de fato naquele local. Afinal, de nada escolher apenas um fator: criar um perfil, postar conteúdos irregularmente ou apenas interagir com o público. É vital que se execute todo este conjunto.

4. Utilize as ferramentas disponíveis.

Na era da informação é amplo o acesso às ferramentas digitais para ajudar a realizar qualquer tarefa que você precise. Aqui vamos trazer algumas dicas delas voltadas para a sua presença digital.

Vamos começar com o Canva. Ele é uma ferramenta gratuita muito completa para criação de designs, posts de vários tipos e layouts. É bem intuitivo e vai te ajudar a deixar seu Feed bem mais amigável aos usuários.

Ademais, podemos falar do Google Analytics. Ele é de suma importância para saber o que está acontecendo em suas redes, além de ser fundamental para gerir uma boa estratégia de presença digital. Com ele você pode monitorar o tráfego e vários outros parâmetros do seu site

Para o Facebook, podemos usar Facebook Insights. Já de outras redes sociais, o Simply Measured, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa por abranger tanto o Instagram, quanto o Facebook.

Outra ferramenta interessante é o Google Meu Negócio que possibilita que seu estabelecimento seja encontrado no Google, com uma página própria onde você poderá inserir as informações que desejar sobre seu negócio e ali ser avaliado pelas pessoas e assim ser melhor reconhecido pelo buscador do Google.

Veja ainda: 4 ferramentas do Google gratuitas para o seu negócio.

Esperamos ter ajudado a sua presença digital a sair do papel, ou ser aprimorada com estas dicas valiosas. E lembre-se de seguir a Límina Consultoria no LinkedIn e também no Instagram. Saiba que estamos sempre aqui para te ajudar a Elevar seu nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *