Segundo uma pesquisa da Secretaria de Comunicação Social (Secom), 92% das pessoas que usam a internet estão em alguma mídia social. Isso torna a rede uma ótima ferramenta para aumentar a visibilidade da sua marca e, assim, conquistar novos clientes. Mas, como existem diversas plataformas e todas elas são bastante diferentes entre si, fica difícil escolher a melhor rede social para o seu negócio.
Principalmente, se você é uma pequena empresa que não tem muito tempo e/ou dinheiro para monitorar tantas contas.
Assim, para ajudá-lo nesta tarefa, escrevemos este artigo, que traz uma visão geral das principais redes sociais e como escolher a melhor para o seu empreendimento.
As principais redes:
No Brasil, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada pelas pessoas e empresas. Aqui, 83% da população que acessa a internet regularmente faz uso da plataforma. Esse número se manteve mesmo depois de um crescimento desacelerado devido ao surgimento de outras redes nos últimos anos.
É uma plataforma simples e bem intuitiva de se usar. Também, conta com diversas ferramentas para ajudar os administradores a cuidarem de suas páginas. Assim, é possível investir em publicidade para aumentar o alcance das suas postagens e aumentar, ainda mais, as chances de fechar uma venda.
O Instagram é um aplicativo que cresceu muito nos últimos anos, contando com mais de 69 milhões de usuários mensais ativos aqui no Brasil. Isso faz de nós o terceiro país com o maior número de usuários do mundo.
É uma rede extremamente visual. Por isso, um investimento em imagens bem trabalhadas é bastante válido, principalmente com a rede tendo 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook.
E, quanto ao público da plataforma, a maioria de seus usuários tem entre 18-29 anos, sendo as mulheres muito mais ativas do que os homens.
Assim como o Instagram, o LinkedIn tem crescido muito nos últimos tempos. Nela, 35% dos seus usuários a acessam diariamente e gastam, em média, 17 minutos por mês.
Também vale apontar que muitas empresas, principalmente do tipo B2B, utilizam o LinkedIn para lançar novos produtos e compartilhar conteúdos.
Youtube
E, para fechar a lista, não poderia faltar o Youtube. A plataforma de publicação de vídeos que conta com mais de 133 milhões de brasileiros.
Com o passar do tempo, o site adquiriu elementos de rede social, sendo possível comentar, compartilhar e curtir os vídeos.
Assim, os vídeos se tornaram uma ótima ferramenta para ajudar a vender produtos, uma vez que o cliente tem a oportunidade de ver o funcionamento e a aparência do que quer comprar. Além de poder responder suas dúvidas. Logo, fazer vídeos sobre seus produtos pode ser algo bastante interessante para o seu negócio.
Como escolher a melhor rede social para o seu negócio
Conheça bem o seu público.
É fundamental que você se dedique a entender quem é o seu cliente. Para isso, existem algumas perguntas que devem ser respondidas antes de decidir em qual mídia social irá investir tempo e recursos.
Aqui está uma lista de questionamentos a se pensar:
– Qual a idade deles?
– Onde moram?
– Qual o tipo de conteúdo que eles interagem?
– O que eles discutem ou publicam?
– Qual o tom de linguagem que eles preferem?
– Qual é o melhor horário para postar conteúdo?
Essas são algumas das questões a serem pensadas para que você possa analisar e entender melhor o seu público.
Assim, vá aonde o seu público está.
Tentar estar em muitos canais pode ser um esforço gigantesco e caro. Por isso, você deve saber qual a rede social do seu público e concentrar seus esforços nela.
Nem todos os públicos usam todas as redes sociais. Por isso, ter seu público-alvo ou/e persona definidos ajuda bastante na hora de elaborar uma estratégia de mídia social.
Conteúdo
O conteúdo das redes sociais também deve ser elaborado de acordo com o seu público. Afinal, nem todas as postagens que são claras para você, que conhece o seu produto, serão simples para todos. Por isso, a criação de conteúdo deve ser pensada e desenvolvida com cuidado, para que sua empresa possa se destacar.
Empresas como a Netflix, por exemplo, criam anúncios diferentes para os países. Isso acontece porque a gigante do streaming entende que não pode desenvolver o mesmo conteúdo para países com necessidades e culturas diferentes. Isso a transforma em uma referência quando o assunto é relação com o cliente.
Por fim, nós, da Patamar Consultoria, esperamos ter, por meio deste artigo, ajudado você e a sua empresa. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui.
Esse conteúdo lhe agregou valor e lhe ajudou a entender como selecionar a melhor rede social para o seu negócio? Compartilhe em suas redes sociais e com amigos ou/e conhecidos que possam estar com o mesmo problema. Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais novidades!