5 erros mais comuns em gestão financeira

5 erros mais comuns em gestão financeira

Desde conhecer fornecedores, contratar pessoas, encontrar um local, até gerenciar o dinheiro de uma empresa. Esses são grandes desafios que os empreendedores sempre precisam enfrentar para alavancar seus negócios.

Sabendo destas dificuldades traremos aqui 5 erros cometidos na gestão financeira para que você possa melhorá-la na sua empresa, maximizando seus lucros.

1. Falta de acompanhamento.

Um dos erros mais comuns na gestão financeira das empresas, principalmente das que estão começando e são de menor porte, é não fazer esta gestão. São aqueles casos onde a pessoa simplesmente não registra nada sobre as finanças. Por exemplo, itens que compra para a empresa e não pega nota fiscal.

Ter esse tipo de atitude é extremamente prejudicial, além de proporcionar falta de controle sobre os recursos da empresa, faz com que a mesma não tenha credibilidade frente a clientes, sócios ou investidores.

2. Não observar o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira muito importante para a análise do histórico da empresa, bem como para percepção das entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Ela é encontrada muitas vezes em formato de planilha. Dessa forma, , é possível registrar os gastos da empresa, custos, com o que foi gasto, quanto foi gasto, ganhos e lucros.

Quando não se possui este controle preciso é muito comum as empresas ficarem com rombos expressivos de caixa, pois o dinheiro foi gasto, porém não se sabe com o que ou como. Um erro muito comum neste caso é não registrar pequenos gastos, como copos descartáveis ou papel para impressão e pode ir até erros mais graves e expressivos, como não registrar a entrada de estoques inteiros.

3. Não saber precificar seus produtos ou serviços.

É muito comum que empreendedores levem poucos fatores em consideração na hora de precificar seus produtos. Por varias vezes observa-se que estes só pensam no custo direto daquele material, outros só observam os preços praticados pela concorrência. Nestes casos, vale ressaltar que o mais correto a se fazer é levar em consideração todos estes fatores juntos e mais alguns.

Para que se possa fazer uma correta precificação é necessário conhecer todos os custos de sua empresa. Seja os fixos, como aluguel, impostos, salários, encargos trabalhistas, contas de luz, água, telefone, internet, custos com material de escritório. Bem como os custos variáveis, como os produtos para venda, frete. Sabendo o valor de cada um destes e conhecendo o preço praticado pelo mercado a sua volta é possível ter uma precificação mais eficiente.

4. Falta de controle sobre o estoque.

Ter um estoque bem controlado é algo fundamental para o sucesso financeiro da sua empresa. Através dele será possível otimizar seus investimentos e maximizar seus lucros.

Um estoque bem gerenciado possui previsões de venda, prazo de giro de estoque com um tempo baixo, pois mercadorias paradas em estoque podem se depreciam em alguns casos e são dinheiro parado caso demorem a ser vendidas.

Bem como em caso de ter um estoque pequeno para sua demanda o negócio corre o risco de ficar sem mercadoria para trabalhar, o que acarreta em dias de custo fixo improdutivo, bem como em perder credibilidade frente aos clientes.

É fundamental encontrar o ponto de equilíbrio para cada produto de seu estoque, visando melhorar a gestão dele e a financeira por consequência.

5. Não ter controle sobre os prazos e vencimentos.

Conta de água, fornecedor A, conta de internet, impostos estaduais, fornecedor B, conta de luz, conta de telefone, entrega para clientes. O empreendedor precisa se lembrar dessas datas também cumpri-las ao longo dos meses.

Ter algum meio de controlar e lembrar-se de todos estes prazos é extremamente necessário para o sucesso e também não faze-lo é um dos mais comuns erros na gestão financeira.

Além de tudo, quando não se paga estes compromissos em dia você pode sofrer aplicação de multas que reduziram seus resultados.

Podemos utilizar diversas ferramentas para contornar este empecilho, como o Google Agenda, usando lembretes para executar as tarefas necessárias para cumprir tais prazos, e não só executá-las de fato, mas possuir caixa para arcar com estes custos. Por exemplo, lembra-se de guardar dinheiro para quando chegar a conta de luz de sua loja poder pagá-la.

Estes são alguns dos erros mais comuns que são cometidos na gestão financeira das empresas, mesmo assim existem outros que são menos comuns, mas também acontecem.

Esperamos que esta lista tenha te ajudado a perceber eventuais deslizes gestão do dinheiro de sua empresa! Confira também 4 dicas para uma boa gestão financeira para elevar seu nível.

Por fim, caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em mandar uma mensagem para um de nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *