Dicas para sua empresa sobreviver à crises

Dicas para sua empresa sobreviver à crises

Você sabe sobreviver à crises?

O coronavírus veio trazendo muitas dificuldades para todos, desde as grandes empresas, pequenos empreendedores, trabalhadores, governos, ou seja, para todos.

Com isso é notável que se precise manter a calma diante de toda esta situação. Se desesperar só vai acarretar mais problemas para toda a situação.

Pensando nisso, a Límina Consultoria pensou em trazer aqui algumas dicas para ajudar você e o seu negócio.

Seja o líder, agora mais do que nunca.

Em qualquer momento de incertezas as pessoas tendem a esperar a tomada de atitude vinda de uma figura de liderança, é nessa pessoa que elas confiarão. Você precisa ser essa pessoa.

Tomar atitudes coerentes. Ser rápido. Passar tranquilidade e segurança para sua equipe. Mostrar que sabe o que está fazendo. Isso são tópicos vitais.

Sendo assim, vale dizer que você precisa ser claro, sem aumentar ou diminuir a situação, sem esconder nada do seu time. A informação está aí para todos, a sua credibilidade pode ser colocada em jogo muito rápido e afetar sua chance de sobreviver à crises.

Mantenha um controle firme sobre seu caixa

Além disso, neste momento de crise é comum que existam diversas incertezas. Esse receio gera uma grande diminuição no fluxo de trabalho (e consequentemente no de caixa também) de várias empresas.

Tendo isso em mente, é prudente pensarmos em diminuir gastos não essenciais. Uma dica importante para manter este controle é a gestão dos prazos junto a fornecedores.

É importante lembrar que seus fornecedores também estão enfrentando a mesma crise que você. Saiba lidar com isso da maneira mais inteligente possível, ou seja, busque sempre ouvir bastante antes de falar algo e não se esqueça, seus fornecedores são seus parceiros, não seus inimigos.

Busque manter os empregos já existentes, cortando custos de outras maneiras

Como já citado, crises vêm trazendo muitas incertezas. Uma destas incertezas é, para muitos, se ainda terão emprego ao fim dela. Toda essa incerteza gera um desgaste social muito grande, o que agrava as crises. Para isso, devem-se buscar outras maneiras mais eficientes de diminuir custos antes de pensar em cortes de pessoal.

Ademais, em um momento como este de pandemia, vários custos podem ser facilmente revistos, como os custos com planos de internet e telefone, que poderão ser diminuídos negociando com as prestadoras destes serviços, sem perder em benefícios. Custos com marketing também podem ser revistos, utilizando-se de meios de mais baixo custo, como redes sociais e e-mail marketing, por exemplo. Então, ainda se pode acrescentar a gestão financeira mais atenta dentro da empresa, visando sempre ter a capacidade de identificar possíveis gargalos de custos, aquele dinheiro que é gasto e muitas vezes não se sabe ao certo com o que.

É importante ressaltar que estas dicas podem (e devem) ser usadas sempre, mesmo em períodos fora de crises, pois é sempre importante que a empresa tenha o mínimo de custos para oferecer o melhor serviço. Este modelo foi o que se empregou em muitas empresas aéreas modernas, por exemplo, como a filosofia low cost.

Outrossim, não se deixe enganar, as crises trazem muitas incertezas, e uma delas é sua duração. Fazer demissões pode parecer a solução para o curto prazo, mas a crise sempre pode acabar rapidamente e deixar sua empresa com pouco pessoal de um dia para o outro.

Aprendeu como fazer sua empresa sobreviver à crises? Portanto, se houver dúvidas, não hesite em contatar um de nossos consultores gratuitamente. E lembre-se de seguir a Límina Consultoria no LinkedIn e também no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *