Hoje em dia, as pessoas investem tempo e dinheiro em seus empreendimentos. Mas, muitas vezes, acabam cometendo alguns erros comuns em vendas online, que podem atrapalhar o empreendimento. Por isso, vamos listar 5 desses erros para que você possa evitá-los.
Plataforma errada
Para o empreendedor que deseja entrar com sua loja nesse meio ou começar uma loja online, é preciso avaliar a melhor escolha. Quando se fala sobre o online, é natural pensar em criar um site, que nem sempre é a melhor escolha para o seu negócio. Existem diversas plataformas para se vender online atualmente. O Instagram, por exemplo, já tem uma cultura avançada principalmente aos restaurantes e fast foods. E, falando em alimentos, temos o Ifood, Rappi, Zé delivery entre outros que já disponibilizam uma plataforma boa e segura. Além do Mercado livre e Olx, que oferecem uma vitrine grande para o seu produto e ainda oferecem uma segurança sobre o pagamento. E, não podemos esquecer do Whatsapp, nossa maior plataforma de comunicação que pode sim ser um ótimo pontapé para suas vendas online. Por isso, o principal é entender onde está o seu cliente e por onde ele prefere consumir. E, isso pode ser analisado através de uma pesquisa de mercado.
Falando mais sobre a criação de um site, é aconselhável usar as plataformas de criação e hospedagem como o Wix. Ela é uma plataforma intuitiva que oferece tipos variados de layouts e ainda possibilita analisar os dados.
Focar na loja física
O objetivo central de ter presença online é conseguir vender por canal. Porém, é comum encontrar sites que servem exclusivamente para divulgar a loja física. Assim, colocam em sua tela principal a foto da loja física, seu endereço e telefones em posição de destaque. Mas, se o seu desejo é vender online, o foco tem que ser sobre os produtos ou serviços. Ou seja, formas de como o cliente pode encomendar produtos, o catálogo, as redes sociais da empresa, as formas de pagamento, entre outros. Claro que você deve mencionar e divulgar a loja física, mas isso não pode ser seu principal foco.
Layout poluído
A respeito do layout do seu site, vale a velha máxima do menos é mais. Vemos que o conceito de site clean, que consegue passar as informações com leveza e beleza, está cada vez mais em alta. Assim, não é uma boa ideia lotar o site com informações que nem sempre interessam o cliente.
Além disso, é importante que o design do site seja compatível com o seu negócio. Por exemplo, se o seu negócio for um curso online, é interessante que ele tenha mais informações escritas, com um tom mais formal. Porém, se for um restaurante, o design deve ter mais imagens e ser mais alegre, remetendo uma sensação de prazer.
Não escutar os feedbacks
O melhor termômetro do seu negócio com certeza é o cliente. É para ele que o seu negócio existe. Então, é necessário ouvir os feedbacks, tanto positivos quanto negativos. Assim, ao receber uma reclamação relatando algum problema, deve-se buscar resolvê-lo. Então, dê atenção a ele e tente entender porque aconteceu isso. Desse modo, você evita que ele se repita. E, ao receber um feedback positivo, também é importante analisá-lo e pensar como potencializar. Ou seja, são com as informações e opiniões dos cliente que a empresa vai traçar seu caminho. Talvez, seu nicho de clientes prefira comercializar por WhatsApp e não pela plataforma que você está se dedicando. Por isso é importante ouvi-los.
Falhas no suporte técnico
Como usuários da internet, sabemos que muitos sites têm bugs e erros. Isso pode atrapalhar muito nossas experiências e influenciar numa possível compra ou na própria navegação. Por isso, um dos benefícios de se ter um site bem configurado hospedado em uma plataforma como Wix e Uol, é que a probabilidade de erros ou falhas é menor.
Conseguiu entender quais os erros comuns nas vendas online? Identificou algum deles em seu negócio? Se surgiu alguma dúvida, entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui.