3 exemplos de metodologias ágeis para o seu negócio

3 exemplos de metodologias ágeis para o seu negócio

No último artigo falamos sobre as Metodologias Ágeis. Mas você conhece alguma? Nesse artigo listamos 3 exemplos de metodologias ágeis que podem ser utilizados em qualquer empresa.

Scrum

Primeiramente temos o Scrum. Nele os projetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um período dentro do qual um conjunto de atividades deve ser.

Ademais, a cada dia de uma Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

Desse modo, ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma reunião de revisão. Finalmente, faz-se uma retrospectiva do Sprint e a equipe parte para o planejamento do próximo ciclo.

Kanban

Já esta metodologia se baseia na divisão em três categorias de tarefas e afazeres. Sendo assim, este método é de grande ajuda para quem está entrando agora no universo ágil. Ele é uma técnica mais simples e fácil de ser aplicada.

Essa técnica consiste em dividir checklists de tarefas e ir passando estas de um pro outro, sendo estes três:

1. Tarefas a serem feitas (to do)

São as tarefas planejadas, mas não executadas ainda. Logo, todo o plano de ação de um projeto estará aqui.

2. Tarefas sendo feitas (doing)

Aqui estarão as atividades que possui algum integrante a executando. Desse modo, são as tarefas já iniciadas.

Tarefas feitas (done)

Tarefas totalmente finalizadas. Ou seja, não precisam mais ser revisadas, nem avaliadas pela equipe. Também, não precisam mais da atenção dos colaboradores para execução.

Então, vale ressaltar que toda a metodologia está baseada no acompanhamento sério das listas, devendo ter atenção para sua execução. É vital que a passagem das atividades de uma fase pra outra seja dinâmica e eficiente.

Lean

Por fim, este método se baseia na redução de gastos baseada no aprendizado rápido. Mas como assim? A metodologia Lean consiste em três passos básicos: construir, medir e aprender.

Dessa maneira, com estes três passos é possível observar, mensurar e avaliar o que é benéfico ou não para a empresa, desta maneira se pode enxugar vários gastos desnecessários e com isso aprender a maneira mais eficiente de se executar algo.

Uma das características mais marcantes desta técnica é o maior grau de personalização dos produtos em relação ao público alvo de determinado segmento, e com isso é se torna maior o grau de satisfação dos clientes.

Gostou desses 3 exemplos de metodologias ágeis? Nos siga no LinkedIn e Instagram e não hesite em contatar um de nossos consultores para tirar dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *